Ser mãe de menino é...

E como ele te enxerga?


 É saber que é no seu abraço que ele se senti protegido, acolhido e amado incondicionalmente. Negar esse acolhimento é afastar irremediavelmente o filho de si. Os maus-tratos físicos e/ou psicológicos vindos da pessoa que o menino mais ama e confia, frustra, castra e o faz sentir que o mundo é hostil e ele deve responder à altura, com violência e autodefesa; todo cuidado é pouco porque a mágoa adquirida molda o seu caráter.

Aqui vão algumas dicas do que eles esperam de suas mães:
1.    Amor: demonstre e deixe claro o quanto o ama e o quer ver feliz. Assim ele aprenderá a compartilhar da mesma forma com você e com os outros que o der.
2.    Ensino: ele precisa e quer ser ensinado. Ensine-o a fazer o bem, a diferença entre o certo e o errado, a ser autossuficiente, independente e capaz de realizar o que lhe foi ensinado.
3.   Experimentar: Deixe-o experimentar por si e aprender à sua maneira, dê-lhe bons exemplos e o instrua.
4.   Correção com amor: Dê a ele espaço para errar, corrija seus erros com firmeza, mas com bondade. Ele está aprendendo, é tempo de errar. A correção irritante ou humilhante produz efeito contrário.
5.  Limites: ele não terá disciplina, se ele não tiver limites. Sentir-se-á sem confiança. Consequentemente terá dificuldades de realização e cumprimento de tarefas. Por outro lado, se seu filho sentir que você não pode controlar seu comportamento inadequado, ele pode sentir ser mais forte que você e tentará manipulá-la.
6.    Realidade/Honestidade: Seja direta e realista com seu filho. Não crie ilusões para que sejam destruídas mais tarde. Seja honesta, não tente ser infalível, não tente fazer tudo por ele. Seja você mesma e dê a ele o mesmo espaço de ser quem ele é. Não lhe dê tudo o que ele deseja. Não cubra seus erros. Deixe-o aprender que existem consequências.
7.  Contato físico: Não existe melhor momento que esse, por isso, abrace-o e beije-o muuuuuuuuuito. Cheirinho de filho é bom demais e eles amam ter o carinho da mãe e um tempo só pra vocês dois. Olhe em seus olhos, sorria para ele, brinque com ele. Deixe-o procurar sua mão quando precisar de apoio, deixe-o encontrar seus olhos de aprovação quando se sentir inseguro. Deixe que encontre seus braços quando estiver feliz ou precisar chorar.

  Ser mãe é bom demais e amor maior que esse não há. Sou mãe de um pequeno príncipe de 5 meses e já sei o quanto sou importante pra ele e ele é pra mim. Tenho muito o que aprender ainda, eu sei e estou pronta para o que vier.
Para as futuras e as que já são mães, espero muito que gostem deste post.
Um grande abraço para todas e tenham um maravilhoso final de semana.
 

Comentários